Principais opções
Algumas opções de remédios caseiros para ansiedade são:
1. Kava-kava
O Kava-kava, também chamado de Piper methysticum, é uma planta usada na medicina natural. Ela contém compostos chamados kavalactonas, que parecem ter efeitos parecidos com os benzodiazepínicos, remédios usados para tratar ansiedade.
As kavalactonas presentes no Kava-kava ajudam a reforçar a ação do GABA, uma substância natural do cérebro que acalma o sistema nervoso e favorece o relaxamento.
Além disso, a planta possui outros componentes que atuam em áreas ligadas às emoções, como a amígdala e o hipocampo, contribuindo para reduzir os sinais de ansiedade.
Os suplementos de kava-kava são uma opção prática, pois permitem controlar melhor a dose dos compostos ativos, sendo recomendado tomar de 60 a 120 mg por dia, no caso de extratos com 50 a 70% de concentração de kavalactonas.
Embora o chá das raízes também seja popular, o uso ideal, seja em cápsulas ou em chá, deve seguir a orientação do médico ou fitoterapeuta.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de raiz de kava-kava;
- 500 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar a raiz de kava-kava para ferver com a água por 10 a 15 minutos. Em seguida, deixar amornar e coar. Beber 2 a 3 vezes por dia.
2. Valeriana
A valeriana é uma excelente opção para pessoas que estão sofrendo com ansiedade devido a insônia ou noites mal dormidas. Veja mais para que serve e como usar a valeriana.
Seus compostos, como o ácido valérico, atuam nas células do sistema nervoso e ajudam a acalmar o sistema nervoso e a melhorar o sono.
A valeriana é geralmente consumida como chá, mas também está disponível em forma de suplemento. Nesse caso, pode-se tomar 1 cápsula de 450mg cerca de 30 minutos antes de dormir, ou 1 cápsula de 100 mg, três vezes ao dia, sempre conforme orientação médica ou de um fitoterapeuta.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana;
- 300 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar a raiz de valeriana na água fervente e deixar repousar 10 a 15 minutos, depois coar e deixar amornar. Beber 30 a 45 minutos antes de deitar.
Junto com a raiz de valeriana também se pode acrescentar uma colher de chá de outra erva calmante, como a passiflora ou a lavanda, por exemplo.
3. Ashwagandha
A ashwagandha, também conhecida como ginseng indiano, é outra planta medicinal com efeito comprovado contra o transtorno de ansiedade e estresse crônico.
Essa planta é muito utilizada pela sua ação adaptogênica, que é a capacidade de ajudar o organismo a se adaptar ao estresse, diminuindo a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse, assim promovendo o equilíbrio.
Além disso, a ashwagandha também tem substâncias que atuam no sistema nervoso central da mesma forma que o neurotransmissor GABA, deixando a pessoa mais relaxada.
A ashwagandha pode ser consumida na forma de chá, no entanto, a planta também pode ser encontrada na forma de suplemento, sendo a dose recomendada de 500 mg, de 1 a 2 vezes ao dia. Entenda como tomar a ashwagandha.
O ideal é sempre fazer uso do suplemento com orientação do médico ou fitoterapeuta.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de raiz seca de ashwagandha;
- 120 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Juntar a ashwagandha na xícara de água fervente e tampar por 10 a 15 minutos. Depois coar a mistura, deixar amornar e beber 1 xícara por dia durante o período máximo de 6 meses.
4. Erva-cidreira
A erva-cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, rica em compostos fenólicos e flavonoides, como o ácido rosmarínico, com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, que ajudam a combater a ansiedade e estresse.
Os compostos da erva-cidreira agem aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que contribui para a sensação de relaxamento do corpo, de bem-estar e tranquilidade.
É recomendado tomar chá de erva-cidreira por até duas semanas, para melhorar a qualidade do sono. Para potencializar os efeitos calmantes, pode-se combinar com a valeriana, ajudando a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono.
Além disso, o suplemento de erva-cidreira na forma de cápsulas pode ser indicado pelo médico ou fitoterapeuta, com dose de 300 a 600 mg três vezes ao dia.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por alguns minutos. A seguir, coar e beber até 3 xícaras deste chá por dia.
5. Camomila
A camomila é uma planta medicinal da espécie Matricaria recutita, que tem efeito comprovado das suas propriedades calmantes e sedativas.
Os compostos bioativos da camomila, como fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais, possuem propriedades calmantes que podem contribuir para o alívio de sintomas relacionados à ansiedade, depressão, estresse e hiperatividade.
Além disso, essa planta medicinal possui um tipo de flavonoide chamado apigenina, que atua em receptores do cérebro, promovendo efeito tranquilizante e sedativo.
A camomila pode ser consumida na forma de chá preparado com as flores secas, e deve ser usada com orientação de um médico ou fitoterapeuta.
Ingredientes:
- 2 colheres (de chá) de flores secas de camomila.
- 250 mL de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as flores secas de camomila na água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos e coar antes de beber.Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia.
Além disso, o chá de camomila pode ser preparado com outros ingredientes como erva doce, hortelã pimenta ou erva-dos-gatos seca, para aumentar seu efeito calmante e antiespasmódico. Confira outras formas de preparar o chá de camomila.
6. Lavanda
A lavanda, também conhecida como alfazema, é uma planta medicinal com propriedades sedativas, relaxantes, calmantes e ansiolíticas comprovadas, que ajudam a melhorar a ansiedade, a qualidade do sono e o humor.
Além disso, essa planta medicinal também pode ajudar a melhorar o sono, a insônia e o bem estar geral, reduzir o estresse e combater a depressão.
A lavanda pode ser usada na forma de chá preparado com as flores, mas também pode ser usada na forma de óleo essencial, adicionando de 3 a 4 gotas em um aromatizador ou colocando no travesseiro ou na roupa de cama.
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de flores de lavanda;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as flores de lavanda na xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber. Este chá deve ser bebido até 3 vezes por dia, sendo recomendado tomar após cada refeição principal.
7. Erva-de-são-joão
A erva-de-são-joão, também conhecida como hipericão ou hipérico, é rica em compostos bioativos como hipericina e hiperforina, que conferem à planta propriedades antidepressivas e calmantes.
Seu uso tradicional está associado ao alívio de sintomas de depressão leve a moderada, ansiedade, insônia e tensão muscular, promovendo sensação de bem-estar e equilíbrio emocional.
A principal forma de usar a erva-de-são-joão é na forma de chá, no entanto, pode ser encontrada na forma de cápsulas, com dose recomendada de 1 cápsula, 3 vezes ao dia, ou na forma de tintura, indicado de 2 a 4 mL, diluído em 100ml de água, 3 vezes por dia. Entenda melhor como tomar erva-de-são-joão.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de flores e folhas de erva-de-são-joão seca;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar a erva-de-são-joão na água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, depois das refeições.
Cuidados ao utilizar
Os remédios caseiros apresentados para tratar os sintomas de ansiedade possuem substâncias ativas e, por isso, devem sempre ser utilizados apenas com orientação de um médico ou fitoterapeuta.
Além disso, esses remédios estão contraindicados para grávidas, mulheres que amamentam, crianças ou pessoas com comprometimento do sistema imunológico.


